O mundo contemporâneo é marcado pela presença crescente de equipamentos e softwares em todos os setores da vida, transformando o cotidiano das pessoas, o comércio, a indústria, a pesquisa, a agricultura, a educação, a religião, o entretenimento, só para citar alguns deles.

profissional de TI

Neste contexto, outro vértice importante desta relação é o peopleware, que engloba tanto os profissionais que cuidam da gestão, do desenvolvimento, da segurança e de todos os demais preciosos processos de Tecnologia da Informação, como também os usuários, que influenciam, ajudam a definir os sistemas e fornecem os dados que alimentam estes intrincados processos.

Esta análise, entretanto, focará o tópico dos profissionais, que é um ponto crítico no mercado brasileiro. Sobram vagas nas empresas e faltam candidatos capazes para ocupá-las. Por outro lado, quem tem talentos em sua organização precisa estabelecer estratégias para desenvolvê-los e estabelecer com eles uma relação de longo prazo, criar instrumentos para um trabalho em equipe e incentivar a criatividade e a inovação.

Bons salários são apenas um dos meios de manter bons profissionais no quadro de colaboradores. Outros pontos importantes são o clima organizacional, o plano de carreira, o incentivo à capacitação e aprimoramento e o estilo de liderança estabelecido. Uma empresa na qual os principais líderes conseguem manter os grupos de trabalho motivados consegue melhorar sua performance nos negócios e, consequentemente, obter mais lucros, como resultado natural de uma gestão pautada pela excelência.